28 de fevereiro de 2016

Velocidade da luz

299.792.458 metros por segundo. Esta é a velocidade que a luz se propaga no vácuo. Isso significa que a cada segundo a luz percorre uma distância de quase 300 bilhões de metros, ou seja, 300.000km. Se em algum momento você tenha imaginado que a luz é instantânea, se equivocou, pois a luz percorre distância tão altas que, aqui na Terra, é difícil percebê-la a olho nu. Mas quando levamos em consideração o espaço, tudo muda de figura.

Basta levar em consideração o amanhecer. Eu posso te contar que o Sol nasce em torno de 8 minutos e 31 segundos antes de vê-lo no horizonte. Isso acontece porque o tempo de chegada da luz do Sol até a superfície terrestre é de 8:31 minutos. Esse tempo varia milésimos de segundos dependendo em que região do globo você esteja. O Sol chega mais rápido na região equatoriana do que nos polos. Por isso temos a sensação de que no inverno as noites são mais longas, e no verão os dias são mais longos.

Se levarmos em consideração uma estrela que esteja a anos-luz da Terra, essa velocidade é tão sentida que é possível que você tenha visto uma estrela que se extinguiu na era dos dinossauros, ou seja, você está vendo uma imagem milhões de anos atrasada. Isso acontece porque a estrela está tão distante que sua imagem ainda está chegando na Terra.

Se existisse vida há bilhões de anoz-luz daqui, e eles apontassem seus telescópios em nossa direção, provavelmente tudo o que veriam seria um planeta primordial, sem condições de obter vida, ou simplesmente não nos veria, pois a imagem da nossa existência ainda não chegou ali.

Esta é a galáxia GN-z11. Você está diante de uma imagem
de apenas 400 milhões de anos após o Big Bang.

Leia também:

Um comentário :

  1. Informações incorretas no texto:
    1) "quase 300 bilhões de metros", seria "milhões"
    2) "O Sol chega mais rápido na região equatoriana do que nos polos. Por isso temos a sensação de que no inverno as noites são mais longas, e no verão os dias são mais longos.", os dias são mais longos no verão pelo arco que o Sol traça no céu devido à inclinação do eixo terrestre

    ResponderExcluir