6 de outubro de 2013

Papai Noel verde

https://lh3.googleusercontent.com/-eCf2GPT9O-E/UlFa-1yOLYI/AAAAAAAABgQ/XfuIjn0Ra4I/noel.jpg

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de mangas brancas, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

https://lh4.googleusercontent.com/-qI2BZrv0WfE/UlFb4uuIPdI/AAAAAAAABgY/rv3JmLPi03Y/04%25252B-%25252Bpapai%25252Bnoel%25252Bverde%25252Bfabrica%25252Bbrinquedos%25252Breciclados.jpg

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante.

Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Essa imagem tem se mantida e reforçada por meio da mídia e meios publicitários como músicas, filmes e propagandas, portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.

Fontes:
Página Aberta
Sua Pesquisa.com



Leia também:
O cravo do rosto é um animal
Tartarugas podem respirar pela bunda
Safadinho da Lua
McDonalds é o maior distribuidor de brinquedos do mundo
Letras miúdas

Um comentário :