2 de agosto de 2015

Curiosidades sobre o cubo mágico

O cubo mágico foi criado no dia 9 de maio de 1974 pelo escultor e professor de arquitetura húngaro Ernõ Rubik.


Ele demorou um mês para conseguir monta-la, e só então patentiou-la. Foi quando mostrou o produto a uma empresa em Budapeste que aprovou a ideia em 1977, aparecendo no mercado no final desse ano.

A versão utilizada por Rubik continha 26 mini-cubos que foram feitas a mão e depois ele colou adesivos com cores diferentes. Só em 1980 a versão com 9 peças cada face foram lançadas no mercado.

Existem mais de 40 quatrilhões de combinações possíveis em um cubo mágico (são exatamente 43.252.003.274.856.000 combinações). Isso significa que, se uma pessoa pegar um cubo mágico e fizer uma jogada por segundo, ela demorará pelo menos 1.400 trilhões de anos para fazer todas as movimentações possíveis.

O maior cubo mágico do mundo fica em Knoxville, cidade do estado norte-americano do Tennessee e tem 3 metros de altura e pesa cerca de 500 kg, e o menor cubo mágico do mundo tem 10 mm de largura e foi feito pelo russo Evgeniy Grigoriev.

O americano Lucas Etter, 14, resolveu um cubo mágico em menos de 5 segundos e bateu o recorde de resolução de um cubo mágico em menor tempo possível.

Duvido você conseguir resolver este cubo mágico, considerado o mais difícil do mundo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário