18 de janeiro de 2015

Não é preguiça, é esforço

Você com certeza já deve ter presenciado ou então visto fotos de japoneses dormindo nas horas e lugares mais impróprios. O nome desse costume estranho no Japão é Inemuri e significa “estar dormindo, mas presente”. Refere-se ao cochilo que muitos japoneses costumam tirar durante eventos, reuniões sociais, aulas, trabalho, transportes públicos, elevadores ou em qualquer outro lugar público.

Se fosse no Brasil, já teriam sido assaltados cinco vezes.

Não é dormir propriamente dito e sim um sono muito leve. No conceito geral, o Inemuri é fechar os olhos mas sem deixar de prestar atenção ao que acontece à sua volta, enquanto a mente descansa. O dorminhoco é facilmente acordado se assim houver necessidade, daí vem o conceito “Dormindo estando presente”.

O trabalho é visto com muita seriedade pelo povo japonês e consequentemente, pessoas viciadas em trabalho ou estudo, são extremamente valorizadas pela sociedade. Sendo assim, o inemuri não é visto como preguiça e sim como uma prova de que você está fazendo o seu melhor seja no trabalho ou nos estudos.

Ou seja, para muitos japoneses, quando alguém pratica o Inemuri, significa que está exausto devido ao excesso de trabalho ou estudo e que muitas vezes teve que sacrificar suas horas de sono por causa disso. Em contrapartida, em outros países, o inemuri é visto como falta de respeito e coisa de gente preguiçosa e essa atitude constrangedora ainda pode fazer com que a pessoa perca o emprego.

Mas vale lembrar que no Japão a hierarquia se faz presente. O inemuri é visto como aceitável para as pessoas em posições de alto escalão, mas o mesmo não acontece aos subordinados. Ou seja, os superiores podem praticar o inemuri em frente aos que tiverem posição inferior, mas estes não podem tirar um cochilo em frente aos superiores. Por isso, nem experimente fazer isso na frente dos seu chefe, hein.


Os benefícios do Inemuri
Embora a extensa carga horária de trabalho, que acaba gerando estresse mental e físico seja considerado uma coisa nada saudável, em contrapartida o inemuri é realmente muito benéfico para a saúde. Esses breves períodos de sono ajuda a rejuvenescer a mente, permitindo a concentração e ajudando a esclarecer as ideias.



Leia também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário