30 de novembro de 2014

Os donos da Puma e da Adidas são irmãos


Tudo começou com Adolf Dassler que vendia sapatos esportivos na cozinha da casa de sua mãe na cidade de Herzogenaurach, Alemanha, logo que voltou da guerra. Seu irmão Rudolf logo se juntou a ele nesse negócio.

Em 1924, os irmãos Adolf (apelido Adi) e Rudolf (apelido Adi) Dassler criaram uma empresa de calçados de pano na Alemanha chamada Gebrüder Dassler Schuhfabrik (Fábrica de sapatos Irmãos Dassler). Aos poucos a produção começou a crescer e fornecer sapatos para atletas olímpicos. O velocista Jesse Owens, nas Olimpíadas de Berlim, 1936, começou a mostrar o trabalho dos irmãos alemães ao mundo. A reputação de Jesse ajudou a aumentar o sucesso da empresa.

A empresa foi crescendo tanto que os irmãos decidiram criar suas próprias empresas.  Disputas também foram o motivo da separação oficializada em 1947.

Adolf fundou a empresa chamada Adidas AG em, 18 de agosto de 1949. O nome seria uma sigla para “All Day I Dream About Sports(Todos os dias eu sonho com esportes), mas na verdade é a junção do apelido Adi com as letras iniciais de Dassler (Adi “Das”sler).

Já Rudolf fundou a empresa Ruda (Rudolf Dassler) em 1948, que depois passou a se chamar Puma Fábrica de Sapatos Rudolf Dassler, com sede em Herzogenaurach atualmente.

Hoje, as empresas são concorrentes em produtos esportivos, e fornecem patrocínios a vários times, esportistas e seleções no mundo.

Adolf morreu em 1978.

Leia também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário