14 de setembro de 2014

A ideia do fusca veio de Hitler

O fusca é carro mais vendido da história, o mais querido e o mais simpático que já foi até tema de filmes. Não seria possível sua invenção sem o apoio do ditador mais cruel e mais odiado que já existiu na história da humanidade.


A história começou em 1932 quando o austríaco Ferdinand Porshe apresentou a Adolph Hitler o projeto de um carro, pequeno econômico e barato, já que a Alemanha vivia na época uma profunda recessão econômica onde a indústria era voltada para a produção de carros luxuosos e para ricos.

O projeto encantou Adolph Hitler que tinha em mente a ideia de criar um automóvel popular que pudesse ser comprado por qualquer trabalhador alemão. Era a política do “Volks Auto ou “Volks Wagen” que significa “carro do povo”. Hitler nessa época acabara de assumir o poder e estava empenhado em modernizar o país e trazer desenvolvimento econômico para o povo.

Mas Hitler fez algumas exigências antes de apoiar o projeto do Fusca.

  1. O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma típica família alemã da época, e Hitler não queria separar as crianças de seus pais).
  2. Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h.
  3. O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13 km/litro (devido a pouca disponibilidade de combustível).
  4. O motor que executasse essas tarefas deveria ser refrigerado a ar, pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento, e, se possível, a diesel e na dianteira.
  5. O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora.
  6. O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma motocicleta na época).

Após isto, grandes problemas teriam que ser resolvidos até a conclusão do projeto do tão sonhado carro popular alemão, já que a verba que Hitler destinou ao projeto dificultou a conclusão do mesmo.

Mas, em 1937, o KdF-wagen, (fusca em alemão) finalmente foi lançado publicamente numa sessão solene com a presença de representantes nazistas e de classes trabalhadoras da época. Foi apresentado um plano para aquisição do veículo, parecido com um consórcio, onde os interessados poderiam pagar a irrisória quantia de cinco marcos por semana e somente teriam o seu veículo após completar todos os pagamentos. Apesar de não saberem quando tomaria posse do veículo, 170 mil alemães aderiram ao programa.

Então em 1940 o primeiro fusca saiu da linha de produção. Numa sessão solene, com uma forte presença da mídia da época. O primeiro modelo era azul escuro.

Entretanto, até 1944 apenas 640 modelos foram construídos e nenhum desses modelos chegou às pessoas que aderiram ao plano de pagar apenas 5 marcos por semana. Todos os modelos foram distribuídos para a elite do partido nazista.

Com a chegada da 2º Guerra mundial a produção do carro popular parou. Sendo que Hitler encomendou que o fusca fosse adaptado para ser utilizado na guerra. Então 55 mil “fuscas militares” foram criados para participar da guerra.


Mas as batalhas destruíram 2/3 das instalações onde se fabricavam modelos de fusca. Sua produção foi retomada pelos britânicos em 1945, e voltou a produzir o fusca para uso civil, batizando os novos modelos como Volkswagen Sedan. Em 1950 a autonomia da produção foi devolvida aos alemães.

Hitler perdeu a guerra e cometeu suicídio, sendo que antes de se suicidar ele fugiu de seus inimigos num modelo de fusca para não chamar atenção. Já o Fusca alcançou a incrível marca de 21,5 milhões de modelos vendidos no mundo, uma marca que jamais foi atingida por qualquer outro carro no mundo.

Fonte: Blogadão

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