6 de julho de 2014

Ioiôs eram usados como armas de guerra


O ioiô é um dos entretenimentos mais antigos da humanidade. A maioria dos colecionadores acredita que os primeiros vestígios estão na pré-história, pois a partir da necessidade de caçar animais de pequeno e médio porte, os homens primitivos teriam desenvolvido um tipo de arma que tinha pedras amarradas nas extremidades de um tronco de árvore e que possibilitava que o caçador repetisse a ação.

Mais tarde, em 400 a.C. na Grécia, havia desenhos relacionados ao brinquedo que já era encontrado semelhante ao que conhecemos hoje e atualmente estão expostos no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Há quem diga ainda que Sócrates, ele usava ioiôs como forma de relaxamento para treinar seus seguidores.

Outro personagem da história que está ligado ao ioiô é o rei da França, Luís XVII. Em 1789, em uma pintura do artista Mne. Vigee-Lebrun, o futuro rei, ainda criança, é retratado brincando com um ioiô, que em francês é chamado de “Incroyable” ou “I´emigrette”. 


Ao chegar aos Estados Unidos em 1920, o ioiô conquistou muito destaque. Levado pelo imigrante filipino, Pedro Flores, começou a ser fabricado e vendido pelo precursor com o nome de “Flores Yo Yo”. Até que, sete anos depois, Donald F. Dulcan ajudou Pedro Flores a divulgar o brinquedo e logo percebeu que seria um ótimo negócio. Por isso, em 1929, Dulcan comprou os direitos e a marca do ioiô de Pedro Flores, e juntou-se ao famoso editor Wiliam Randolph Hearst para divulgar o brinquedo em jornais americanos.

O grande ápice do ioiô aconteceu no final da 2° Guerra Mundial, quando vários países e, principalmente os Estados Unidos, tiveram um aumento muito significativo de nascimentos. Assim, com mais crianças, a febre do ioiô tomou grandes proporções e ganhou muitos adeptos no mundo todo.

Hoje, mesmo com as novas tecnologias, o ioiô continua sendo uma brincadeira e um esporte muito apreciado por crianças e adultos, amplamente difundido por jogadores e colecionadores de vários países, com campeonatos e apresentações que divertem e impressionam a todos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário