22 de junho de 2014

Cada dia mais alto

Quando acordamos pela manhã, estamos em média de um a dois centímetros mais alto do que quando vamos dormir.


Acredite. É verdade. As vértebras da coluna são separadas umas das outras por discos feitos de um tecido cartilaginoso que tem uma consistência parecida com a da gelatina. Logo de manhã, as vértebras estão bem arrumadinhas, empilhadas umas sobre as outras. Ao longo do dia, perdemos água com a urina e a transpiração e os discos vão lentamente se desidratando. A desidratação diminui o tamanho deles, como se fossem esponjas secando, e isso faz com que as vértebras fiquem cada vez mais juntas e as costas cada vez mais curtas.

Além disso, a tensão também vai rebaixando nosso tamanho. “A musculatura que segura a coluna ainda está relaxada quando acordamos”, explica o ortopedista Ronaldo Azze, da Universidade de São Paulo (USP). Durante o dia, o peso do corpo tensiona os músculos e esmaga a gelatina entre as vértebras. Quanto pior a postura do sujeito, mais tensos vão ficar os músculos e mais espremidos acabarão os discos intervertebrais. Por isso, quem não consegue manter a coluna reta tende a perder mais altura do que os que conseguem. Alguns vão dormir até 2 centímetros mais baixos do que na hora em que acordam.

Efeito sanfona
Veja como o tamanho da coluna se altera com o sono.
Logo depois de acordar
Cada uma de nossas 32 vértebras é separada das outras por um pequeno disco gelatinoso. Quando acordamos, esses discos estão hidratados e os músculos, relaxados.
No final da tarde
Os discos vão perdendo água e sendo espremidos pelos músculos tensionados. Se cada disco perder apenas 0,7 milímetro, o corpo acaba o dia com 2 centímetros a menos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário