8 de dezembro de 2013

Existem 6.700 idiomas no mundo

http://4.bp.blogspot.com/-EkTFWB6ity0/UqRtgaC0LbI/AAAAAAAABwI/5SSlNOPAK88/s1600/idioma-mas-hablado.jpg

Existem atualmente cerca de 6.700 idiomas no mundo todo entre dialetos, línguas de pequenas tribos, etc.

Imagine que existem cerca de 6.700 maneiras de falar a mesma coisa. Agora imagine se muitas línguas extintas ainda existissem! A última língua a ser extinta é o eyak (idioma de uma etnia do Alasca). Ela se extinguiu em 2008 com a morte de Marie Smith Jones, aos 89 anos. Das 6.700 línguas atuais 2.500 correm sério risco de extinção, segundo a Unesco.

Já o idioma mais falado do mundo é o mandarim, com 1,051 bilhões de falantes pelo mundo, seguido pelo Hindi (565 milhões) e só em 3º lugar o inglês, a língua mais popular do planeta, com 545 milhões de falantes. O português se encontra em 6º lugar do Ranking com 218 milhões de falantes.

Para etnólogos, é difícil saber qual é a língua mais antiga e qual é a mais recente. Quanto aos termos de dificuldade, o idioma mais difícil é o euskara (da família basca) porque este é o único idioma que não está relacionada com nenhuma língua existente ou que já existiu. E tinha muita gente dizendo que o português é a língua mais difícil, por causa do seu exaustivo número de regras e acentuações, porém o português tem alguma língua relacionada (como o espanhol que é da mesma família — Indo-Europeia Itálica Romântica). Já o idioma mais fácil de aprender é, segundo votação, o inglês, por causa de suas regras simples e palavras bem mais desambiguadas (isso significa que uma palavra possui apenas um significado).

Quanta língua! Thanks for reading.


http://1.bp.blogspot.com/-TT7ZAJWury8/UqR0qjLTNlI/AAAAAAAABww/LTX5IFotaWA/s1600/idiomas2.png

Leia também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário